Quais são as atividades físicas mais indicadas para as Gestantes

 

 Durante a gestação o corpo da mulher sofre várias mudanças hormonais.

O que acaba nos deixando mais inchadas, com retenção de líquidos e com alguns quilinhos a mais.

Inclusive, ficamos também cansadas e sem um pingo de energia.

Praticar atividades físicas durante esse período é essencial para melhorar nossa saúde e bem-estar.

Mas…não são todas as atividades que futuras mamães podem praticar.

Neste post darei algumas dicas de exercícios físicos mais indicados para gestantes.

Olha só!

Por que praticar atividades físicas durante a gestação?

Vários especialistas afirmam que atividades físicas praticadas com moderação durante a gestação só fazem bem tanto para a mãe quanto para o bebê.

Dentre os benefícios da atividade física durante a gravidez podemos citar:

  • Controle do peso corporal
  • Controle da pressão arterial
  • Prevenção de diabetes gestacional
  • Redução de dores, principalmente lombares
  • Fortalecimento muscular
  • Manutenção da postura corporal

 

São poucas as atividades que oferecem algum risco ao bebê e a mamãe, e os benefícios são muitos.

Além de uma incrível melhora na saúde e disposição da mulher, a prática de exercícios também alivia a tensão da gravidez e o cansaço.

 

Confira 5 atividades físicas super indicadas para gestantes

Vou listar agora x exercícios físicos excelentes para gestantes nos quais as mamães podem praticar sem medo.

Confira agora!

  1. Ioga

Excelente opção para relaxamento da gestante, por trabalhar o corpo e a mente.

A Ioga também ajuda no fortalecimento da pelve e no controle da respiração.

É um exercício que não oferece risco para a gravidez e prepara a mulher para um parto normal mais tranquilo.

  1. Hidroginástica

É um dos exercícios mais recomendados por especialistas para gestantes.

É um exercício mais confortável, devido a água diminuir o peso da barriga e o impacto nas articulações tornando mais prático se exercitar.

Excelente para tonificar os músculos e melhorar a capacidade cardiovascular.

  1. Caminhada

É o exercício mais simples e menos “burocrático” a ser realizado, já que não necessita de academia ou um clube específico de esportes.

O ideal é não ultrapassar o tempo de no máximo 1 hora por dia e 5 vezes por semana.

O exercício promove a redução da pressão arterial como também a redução do peso corporal.

Sem falar que, para as mulheres que desejam ter um parto normal a caminhada é uma excelente aliada por melhorar a dilatação.

  1. Pilates

Excelente para o fortalecimento dos músculos e controle da respiração.

O exercício ajuda a fortalecer a musculatura do assoalho pélvico auxiliando a sustentação da barriga.

Quem quer melhorar a postura também deve praticar pilates, é super indicado.

Só tenha cuidado com os exercícios para o abdômen, nada de exageros!

  1. Musculação

Não, a musculação não é totalmente contraindicada.

Mas… você vai precisar estar acompanhada de um bom profissional para te orientar quais exercícios podem ser feitos e quais não podem.

Uma musculação voltada para a gestação pode ser uma poderosa aliada ao fortalecer os músculos, melhorar a postura e diminuir muito as dores nas costas por conta do peso da barriga.

Você pode conciliar os exercícios de musculação com exercícios aeróbicos, alternando-os para não ficar tão cansativo para você.

 

Por quais motivos uma gestante não pode se exercitar?

Em alguns casos algumas gestantes não podem se exercitar durante a gravidez.

Saiba quais são eles:

  • Por acaso tenha tido alguma ameaça de aborto espontâneo
  • Corre o risco de um parto prematuro
  • Teve algum tipo de sangramento preocupante
  • Tem alguma doença pré-existente
  • Vai ter mais de um bebê
  • Já teve algum bebê prematuro antes
  • Tem pressão alta
  • Possui algum problema na coluna ou nas articulações do quadril

 

Para confirmar, procure seu médico e veja se está tudo ok para começar a praticar atividade física. É essencial ter certeza que o exercício que você pretende fazer não vai oferecer nenhum risco a você ou o bebê.

No mais, aproveite os benefícios da atividade física durante a gestação!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *